Nesses 20 anos de carreira, gravaram 3 CDs (o primeiro com a participação de Dominguinhos) e 2 DVDs. O último CD foi construído para o público infantil, demonstrando a diversidade do público do grupo. Em 2019 lançam o DVD infantil. Foram responsáveis também pela gravação do CD da “Marcha das Margaridas”, no ano de 2011, além da participação com a música “Mundão”, no CD “Nós por Eles”, do grupo Quinteto Violado: mestres que o Pé de Cerrado, em 2017, teve a honra de realizar um show junto com eles na Espanha.
O DVD infantil é uma verdadeira obra prima. Com poucos recursos financeiros, o grupo conseguiu gravar clipes cheios de cor e de beleza. Esse trabalho conta também com animações e personagens que vão cativar a criançada. A proposta tem como eixo estruturante o “brincar”, além de relembrar locais e brinquedos clássicos da infância de diversas gerações.
As músicas reforçam a importância do respeito às pessoas e à natureza. Com pegadas e ritmos bem brasileiros, o projeto traz ao público infantil verdadeiras preciosidades da cultura popular.
As brincadeiras e piadas entre os personagens prometem muitas gargalhadas e o aprendizado também está garantido num trabalho de tanta sensibilidade, que convida as crianças a uma viagem cultural pelo Brasil. Elas vão ver instrumentos musicais, frutas, animais, pratos e personagens típicos da cultura brasileira.
Em duas décadas de trajetória, as crianças se tornaram um público frequente nos shows do Pé de Cerrado, até que os integrantes decidiram dedicar um trabalho inteirinho a elas. Entre músicas autorais e o resgate de cantigas populares, o grupo apresenta ao público infanto-juvenil os ritmos tradicionais da cultura brasileira. De forma divertida e descontraída, o álbum conta com a participação dos “Irmãos Saúde”- Circo Artetude e dos personagens inspirados no Cerrado.
Além de músicas, o CD conta com áudios de cenas e de piadas, numa mistura que não tem como não cair na gargalhada e não se envolver com as histórias.
As crianças aprendem sobre instrumentos, ritmos e brincadeiras típicas da cultura popular brasileira, numa proposta infantil que prima não apenas pela diversão, mas por garantir qualidade técnica nos mais variados aspectos incentivando a valorização da qualidade musical, treinando a audição dos pequenos com arranjos e releituras caprichadas.
Esse DVD conta com músicas dos dois primeiros álbuns do grupo. É uma compilação do de grandes sucessos e conta com cenas de diversos shows e clipes do grupo. As gravações aconteceram na Sala Vila Lobos do Teatro Nacional, no Lançamento do primeiro CD, e no espetáculo de Lançamento do Segundo CD no Festival de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, em São Jorge, num show inesquecível.
O DVD conta com entrevistas dos integrantes e de convidados especiais: Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro, Cacuriá Filha Herdeira, Índios Fulni-ô, entre outros, fazendo uma retrospectiva dos primeiros 10 anos de trajetória do Pé de Cerrado.
Esse trabalho é um dos que melhor conseguem demonstrar o que o grupo tem de mais precioso: a intensa participação do público. São lindas imagens que transbordam o sentimento de fraternidade.
Esse álbum foi construído em comemoração aos 50 anos de Brasília. Ele traz a diversidade, numa homenagem ao Distrito Federal, que recebe influências culturais de todo o Brasil. É um trabalho de composições inéditas e também autorais, resultado do amadurecimento do grupo, percebido no zelo com as melodias e os arranjos.
Uma oração em ritmo de catira abre o CD, pedindo licença à mãe divina para iniciar os trabalhos. A música Cultura Candanga homenageia inúmeros artistas da capital, nas batidas do samba pisado – ritmo inventado pelo grupo brasiliense Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro. A música “O Presente”, um afoxé suave, mas que não deixa ninguém ficar parado, nos lembra da importância de viver e agradecer o momento presente, do poder do agora. A música Poeira das Estrelas, digna de trilha sonora de filme, evoca a espiritualidade existente em cada um. Tem música pra agradecer, pra orar, pra dançar bastante e pra se emocionar, com os ritmos mais genuínos da cultura popular brasileira.
Participações especiais: Cacai Nunes, Edinho Silva, Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro, Rafael dos Anjos e Ted Falcon.
É o primeiro CD do grupo, composto por uma grande variedade de ritmos: cacuriá, côco, boi , xote, frevo, baião, tambor de crioula entre outros. As canções são um tributo aos elementos na natureza, trazendo reflexão sobre preservação e respeito ao meio ambiente.
O trabalho é autoral e conta uma participação pra lá de especial: o mestre Dominguinhos, que gravou a sanfona da música Xote dos Sonhos. Tem também a participação de Cacai Nunes na viola caipira em Fogo e Mar. A música “Coco do Instante” conquistou, em 2005, o Prêmio UOL , entre 300 músicas concorrentes já pré selecionadas. O prêmio possibilitou a gravação do clipe gravado no estúdio CRIAR, em São Paulo.
É ainda, neste álbum, que se encontra uma das músicas mais queridas pelo público: Oração (conhecida como Ciranda), marca registrada dos shows e da proposta do Pé de Cerrado de enaltecer a gratidão e a fraternidade. Ela conta com participações de índios das etnias Fulni-ô e Tingui-Botó.
CD do grupo Quinteto Violado, que, inclusive são ídolos do Pé de Cerrado. O Pé teve a honra de ser escolhido pelo próprio Quinteto para gravar a música “Mundão”, num álbum que promete as melhores releituras de músicas do Quinteto Violado. Em 2017, o grupo dividiu o palco esses mestres num show na Espanha.
O grupo produziu e gravou o “instrumental” do CD “Canto das Margaridas”, produzido por mulheres de todo pais. O trabalho é uma ação da Marcha das Margaridas, uma manifestação realizada desde 2000 por mulheres trabalhadoras rurais do Brasil.. É uma ação estratégica das mulheres do campo e da floresta para conquistar visibilidade, reconhecimento social, político e cidadania plena.
A música “Viva o Côco”, do primeiro CD, ficou entre as 12 selecionadas no prêmio SESC Tom Jobim. Elas foram lançadas num álbum do próprio SESC, quem compilou as melhores canções que concorreram ao prêmio no ano de 2007.