O grupo Pé de Cerrado possui uma diversidade de shows temáticos, em formatos variados. Conheça os nossos espetáculos.
Pular, brincar, dançar, cantar e rir feito criança. Se você já foi a um show do Pé de Cerrado, sabe que é isso que acontece. A fórmula é simples, mas exige transpiração e inspiração, brasilidade, um grande trabalho de pesquisa, dedicação e talento. O resultado é uma deliciosa miscigenação artística. Música, poesia, teatro e circo revelam os traços brasileiros, dos indígenas, negros, sertanejos – origens de todos nós. As letras incentivam boas atitudes, o sentimento de responsabilidade com o outro e com o mundo, a observação e o respeito à natureza.
O espetáculo musical “Os Brincantes” chama o público para brincar, com a participação especial dos palhaços brincantes, e tem na intensa interação com a plateia um espetáculo à parte. Foi pensado para unir pessoas de todas as faixas etárias e para proporcionar a interação entre as diversas gerações. É esse público que se une ao Pé de Cerrado para se divertir e, numa maravilhosa ciranda, se dão as mãos e dançam juntos, agradecendo pela vida e evocando união e mais amor.
Ao som de ritmos como bumba meu boi, samba, ciranda, maracatu, baião, frevo e tantos outros, o público é convidado a embarcar em uma viagem cultural pelas diferentes regiões do Brasil. É um espetáculo único e marcante.
O espetáculo Pé de Moleque é um convite ao brincar, é o resultado de 24 anos de dedicação e pesquisa, vivências com mestres de todo o Brasil e uma paixão profunda pela cultura brasileira. O Grupo Cultural Pé de Cerrado está pronto para levar crianças e suas famílias em uma viagem pelas culturas populares brasileiras, repleta de diversão e encantamento.
Com sua energia contagiante e sua mensagem de união, o grupo busca cultivar as raízes da cultura brasileira no coração de cada criança. Essa é uma oportunidade única de mergulhar em um universo de cores, sons, sorrisos e emoções, onde a diversão e o aprendizado se encontram. O espetáculo Pé de Moleque é uma experiência imperdível, que ficará para sempre na memória das crianças e de suas famílias.
O show do Pé de Cerrado vai além do entretenimento, é uma celebração da diversidade, uma homenagem à cultura brasileira, e um convite para que as crianças se tornem guardiãs desse patrimônio cultural.
O espetáculo “Cultura Candanga” é uma homenagem a Brasília, que tem um cenário cultural com influências de todas as regiões do país. Esse espetáculo foi criado com a proposta de desconstruir a ideia de que Brasília não tem cultura própria, demonstrando que essa quantidade de influências é o diferencial das manifestações culturais da capital, é o que enriquece a cultura local, marcada pela diversidade.
Numa mistura singular de ritmos (samba, frevo, forró, catira, afoxé, maracatu, coco, ciranda etc), o Pé de Cerrado apresenta um trabalho autoral, trazendo a memória dos candangos, da história de Brasília e enaltecendo a cultura brasiliense. É um espetáculo para se emocionar, para se surpreender com a arte plural e de imensa qualidade encontrada no DF.
O espetáculo Viva São João foi construído para encantar as festas juninas brasileiras. Nele, são encontradas as brincadeiras típicas, os ritmos, as danças e os grandes clássicos que não podem faltar num bom arraiá! O espetáculo proporciona a vivência com o que há de mais tradicional nas festas juninas brasileiras.
Esse é um período que representa o início de um novo ciclo do Pé de Cerrado a cada ano, que faz aniversário dia 24 de junho: dia de São João, que é um dos padroeiros do grupo.
Assim como as festas juninas representam a fartura, para o Pé, o período de festas juninas também tem esse significado, sendo os meses em que o grupo realiza mais shows, com participação disputada pelos arraiás da capital.
Super dançante e divertido, o espetáculo é composto por ritmos e músicas que se popularizaram graças ao mestre Luiz Gonzaga e tantos outros talentosos representantes do nosso rico Nordeste.
Esse show é daqueles para vivenciar a mais genuína cultura popular brasileira, com toda sua religiosidade e seu bom humor. E não poderia encerrar sem uma grande quadrilha. A diversão e a tradição estão garantidas!
O espetáculo “Brincantes em Folia” traz um pouco do carnaval de cada região do Brasil. A partir dessas inspirações, construiu-se um espetáculo particular, original, em sua grande parte autoral, mas com essa riqueza de influências, possibilitando a vivência de brincadeiras carnavalescas de tantos locais do país, num espetáculo que tem a cara do DF, que traz a força da miscigenação, da mistura, do encontro cultural proporcionado pelos candangos.
Além das músicas autorais, o espetáculo também traz as marchinhas, os frevos e tantas canções tradicionais que não podem faltar num bloco de carnaval. Aproveitando a alegria e inspirados pela festa, o show traz também cenas divertidas entre os integrantes do grupo, com piadas pra lá de provocativas!
OBS: o grupo realiza esse mesmo espetáculo para o público infantil, que tem a mesma proposta, mas composto por composições adequadas à faixa etária e com brincadeiras específicas para a infância.
O espetáculo “Homenagem aos Mestres” evidencia a qualidade técnica musical do grupo e uma diversidade de performances rara de se encontrar. É um tributo ao que há de melhor na música brasileira.
Entre músicas autorais, instrumentais e outras de grandes mestres da MPB, da Cultura Popular e da música instrumental, o grupo surpreende com a escolha de um repertório singular.
A plateia vai se deliciar com obras clássicas, mas não óbvias. Além de que todas são apresentadas em releituras criadas a partir do imenso talento dos integrantes do grupo. Com arranjos refinados e uma variedade admirável de instrumentos e de composições, o encanto e a emoção são encontros certos com o público .
Essa é uma proposta pedagógica para o público infanto-juvenil. Num grupo com tantos professores, um espetáculo dedicado ao aprendizado não poderia faltar.
Esse trabalho tem os objetivos de despertar interesse pela arte e pela música nas crianças; de possibilitar o conhecimento, valorização e preservação da cultura brasileira, ao abordar ritmos, danças e instrumentos musicais típicos dela; Trabalhar a coordenação motora e a percepção musical dos pequenos e de mostrar como se dançam os ritmos típicos da cultura popular brasileira.
Tudo isso de forma descontraída e lúdica, num formato de aula espetáculo, em que tudo o que é aprendido, é logo demonstrado e experimentado.
Vale lembrar que o Pé de Cerrado já foi indicado pelo MEC como um grupo a ser trabalhado pelos professores do DF na educação infantil. Esse projeto se alinha à missão do grupo, na formação de público, para a valorização e preservação da cultura brasileira.